terça-feira, 15 de julho de 2014

viajar é preciso 4



Quem gosta de viajar pra outros lugares sempre sonha com a “viagem dos sonhos”. Eu tenho vários lugares dos sonhos...

Um desses lugares é a Itália. País cheio de cidades históricas, império romano, comidas absurdas e bebidas também, a começar pelas pastas, pizzas, queijos, pães, vinhos e carnes. Isso sem falar em outras guloseimas, doces, sorvetes (gelato’s) e chocolates.

Já disse algumas vezes que tenho a pretensão de um viajante, o que até causou alguns constrangimentos e discussões entre meus 16 leitores (o Agamenon Mendes Pedreira disse que tem 17 e meio, contando com um anão). Meus dezesseis leitores são reais e estão gravados no blog, cronicasdoamilcar.blogspot.com.br.

Nessa de viajante e com uma das viagens dos sonhos na cabeça, a Itália, passei a pesquisar sobre esse destino.

Pra começar eu pensei em fazer o máximo possível em até 3 semanas. Depois fui eliminando cidades pra não passar a viagem “viajando” pra lá e pra cá sem parar.

Por influência da novela, dos vinhos, Leonardo da Vinci e Michelangelo cravei a região da Toscana!

O problema é que quem vai a Itália passa por Roma e quem vai a Roma e não vê o Papa é como ir a Bicas e não ver o trevo da BR-267?!?!? E Roma é Transtevere, Coliseu, Fontana de Trevi, Praça da Espanha, Vaticano, Capela Sistina,missa com o Papa, Fórum Romano e ruas, ruelas, becos e vinhos...

Mas como se locomover pela Itália já que viajante não tem excursão?

Continuei pesquisando os meios de transporte e o trem foi a melhor solução. O país é todo servido por trens de várias categorias. A grande maioria das cidades possui estações (gares) localizadas no centro histórico de cada uma delas, inclusive Roma, a Termini, com linhas pra todos os cantos.

O mais interessante é que existem trens internacionais, nacionais e regionais.

Daqui do Brasil, via internet, adquiri passagens “nacionais” em segunda classe (que é ótima, com bancos reclináveis grandes e mesinha no centro + janela panorâmica), a preços acessíveis de Roma pra Salerno. De Salerno eu e patroa pegamos um super taxi Mercedes zerado e fomos parar em Positano, na Costa Amalfitana. A estrada vai zigzagueando a costa italiana do Mediterrâneo com paisagens de cinema o tempo todo sem respirar...Alguns dias em Positano, com direito a uma visita de barco a Capri...antigo point da galera poderosa europeia...funicular, ruelas, becos e grifes...

De Positano fomos de van alugada no hotel para Napoli. Zigzag pela costa e hotel no meio do centro histórico e caótico maravilhoso napolitano. Lambretas, labirintos, tabernas e pizzas. De trem regional fizemos um bate e volta até Pompéia, cidade petrificada pelo Vesúvio...

Três dias em Napoli, de trem fomos para Firenze, capital da Toscana. Ponte Vechio, Santa Maria Navona, Rio Arno, Galeria Degli Uffize, Davi de Michelangelo, Dante Alighieri, Botticelli, Rafael, Renascimento, Donatello, Maquiavel e rangos, pastas, queijos. Prego!!!

O hotel é do lado da gare e de lá fizemos vários e imperdíveis bate-e-volta: num dia para Pizza ver a torre inclinada e outras belezas. No outro fomos a San Giminiano e suas torres e muralhas...lembro-me de ter saboreado uma “bisteca Fiorentina” numa cantina com quintal, sob uma frondosa árvore, num terraço com vista para os campos da Toscana...é cumpadi...foi muito bom!

Outro bate e volta e de trem foi pra fechar com chave de ouro: Siena...medieval...praça do pálio...torres magníficas...saboreamos a refeição como os nativos: antepasto (pães, torradas patês, bruscheta, grana padano pecorino), primo piatto (primeiro prato - pastas ou massas), secondo piatto (segundo prato – carne, bisteca, ossobuco), contorno (acompanhamentos – arroz, batatas), dessert (sobremesas - gelato, tortas...nesse dia saboreamos um tipo de biscoito crocante molhado num vinho doce tinto...huuummmm)!!!

Mais um dia ou dois em Firenze e voltamos a Roma agora num trem de alta velocidade, suave e silencioso...Era hora de voltar. No aeroporto, Fiumicino, fomos informados que o voo de volta estava cancelado.

A Alitália nos alojou num belo Hilton e no dia seguinte retornamos...sonhando em voltar!!!



Amilcar precisa voltar à Itália!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum