terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Aposentado

O tempo vai passando, a idade vem chegando e você entra na fase dos enta que começa aos quarenta (tempo muito bom) e daí pro’s cinqüenta (por hora tá ótimo)...
Tá na hora de começar a pensar na aposentadoria e claro que todo mundo chega nessa hora, nesse dia. Não adianta achar que sempre será mais pra frente.
Nos primórdios da previdência oficial tínhamos oito trabalhadores para um aposentado. Nos dias atuais temos 1,2 (um virgula dois) trabalhadores para um aposentado!!!
É uma relação muito ruim pra quem pode se aposentar agora, pois é sinal que o caixa tá baixo e  quem tá na ativa recolhe 20% (empregado + patrão). Se você tem direito ao salário teto da previdência, pra te pagar, alguém tem que ganhar no mínimo R$18.500,00 por mês!!!!??!?!
A conta não fecha nunca e a grande maioria dos aposentados, desavisados, acabam seus dias de descanso sem descansar. Estão aposentados trabalhando pra completar as despesas...
Pensando nisso é bom ficar esperto enquanto é possível e tentar montar outras maneiras de entrar algum, por que saídas tem pra todo lado.
Vejo a vida de aposentado como uma vida sem patrão, quer dizer, você tem “o seu” no fim do mês sem ter que bater cartão, é só passar o cartão na máquina que todo mês vem aquele provento (por enquanto é assim...).
O problema é que a vida é cruel. Você já não paga mais aluguel, nem colégio pro’s filhos, porém a conta do plano de saúde e dos remédios dá saudade das mensalidades escolares ou da prestação da casa própria.
Nessa etapa aumenta muito a conta da farmácia e do plano de saúde (tenha sempre dois planos: um de saúde e um plano B)!
Os aposentados quase sempre fazem as mesmas coisas.
Primeiro: a bermuda com chinelo de dedo passa a ser seu novo uniforme, novo visual, vestimenta padrão.
Segundo: as esposas logo dão um jeito de expulsá-lo de casa pela manhã e também à tarde. Apenas quando anoitece é que você pode voltar tranquilamente pra casa, logicamente depois de tirar o chinelo...
Acompanhar novela é outro passatempo do aposentado que sabe de todas, inclusive as “vale a pena ver de novo.”
Quem gosta de futebol é bom ter no mínimo dois televisores em casa, já que a patroa é que manda.
Terceiro: aprenda a jogar dama, purrinha, buraco, truco e bisca de rela pra poder se enturmar com a nova galera (nova é exagero...);
Quarto: tenha sempre mais de uma praça pra freqüentar e nunca fale pra ninguém aonde você está indo. Nem precisa, todo mundo já sabe seu paradeiro...
Quinto: carregue sempre remédios de pressão, isordil e viagra (quem sabe pinta um broto?*);
Sexto: aprenda a mexer no computador...têm paciência, filmes pornôs e noticias de futebol;
Sétimo: tenha sempre um estoque de bermudas e chinelos (pro’s dias de festa, dia dos pais, das mães, finados, enterros, batizados, churrascos, etc.);
Oitavo: mesmo que não goste de pescaria reúna os amigos e suma no Rio São Francisco por uma semana (enquanto não sumiram com ele).
Nono: estão facilitando os empréstimos para aposentados. Faça o maior que puder...ninguém sabe o dia de amanhã!
Décimo e último: anote seu endereço na carteira. A gente acaba esquecendo...
Enquanto isso o mais “novo” aposentado do pedaço vai morar na casa da filha casada e com netos. Todos são muito atenciosos.
Logo no primeiro dia, senta na cadeira de balanço no terraço. Fica ali sentado observando o jardim e, de repente, se inclina fortemente para um lado. Todos se aproximam e ajeitam o vovô na cadeira. Daí a pouco, se inclina para o outro lado e todos se aproximam outra vez e o ajeitam de novo. Apruma-se na cadeira e, pouco depois, pende para um lado. Todo mundo chega rapidamente e ajeita o vovô na cadeira mais uma vez. Nisso chega o médico e pergunta como ele vai, como tem sido tratado.
Mais ou menos doutor. Até que não está mau não. O único problema é que não me deixam nem soltar um pum...pufruuuuu...



* gíria do século passado, quer dizer: gata, mulher nova, bonita e carinhosa.



Amilcar é a favor de aumento no salário do aposentado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum