terça-feira, 14 de setembro de 2010

Princípio Ativo

Tudo tem um início e, partindo desse pressuposto digo que tudo tem um principio ativo!
É filosófico porém alguém tem que falar, alguém tem que escrever sobre o assunto. Mesmo que estejamos em ano de eleições presidenciais e as repartições públicas já devidamente repartidas e aparelhadas...
De cara podemos dizer que o primeiro princípio ativo surgiu lá no princípio de tudo. Antes até do princípio de Newton!
Naquela época não existia preconceito e o princípio ativo foi fundamental pra origem das espécies, já que “no início só existia uma coisa de cada um ou menos” (Charles Bário).
No momento exato em que cada coisa existente passou a resvalar na coisa do outro, como num acelerador de partículas, é que o bicho começou a pegar, ou melhor cada coisa no seu devido lugar.
O princípio ativo é um componente químico que confere as plantas medicinais e em alguns casos a fauna existente e atual (racional e irracional), atividades semânticas, hermenêuticas e terapêuticas.
Nas plantas essas atividades podem estar nas folhas, no bendito fruto, no caule, na flor, na raiz ou em toda planta.
Na verdade alguns princípios ativos podem deixar o caboclo sem nenhum princípio e cheio de atividade...outros são relaxantes e a princípio você deverá deitar pra não dormir no ponto!
Tem planta que a princípio deixa o cidadão doidão e sem a atividade normal, outras transformam o eterno romântico num rápido cafajeste... Um Mané num Zé Mané...um queijo numa goiabada ou um Romeu numa Julieta!!!!???
Alguns elementos usam o princípio ativo de um tipo de cipó pra se relacionar com os espíritos e a religião, como é o caso do Epadú (ayahuasca). Também conhecido como alcalóide. Não confunda com “um débil lorde que toma álcool.”
Tem princípio ativo pra tudo nesse mundo e é coisa que não acaba mais. Incrível é que ainda não conhecemos nem a metade dos componentes existentes no planeta. Imagine no universo?
Tudo bem, o problema é quando você começa a descobrir que certas “figuras” também têm princípio ativo, que pessoas com ativos às vezes não tem princípios.
Se você está afim de uma mulher, a melhor maneira de demonstrar isso é ficar ativo logo no princípio, porque ninguém sai por aí adivinhando que o seu componente químico tem poderes medicinais ou terapêuticos!
Já no caso da mulher a melhor maneira de demonstrar que está com vontade de sentir o princípio ativo de alguém é tirando a roupa, se despindo na frente do caboclo. Se o camarada for valete a mulher fica sabendo na hora e se for dama é carta fora do baralho...seu princípio é passivo...
Com alguns políticos, quer dizer, uns 100% deles, no momento de pedir o seu voto, o princípio ativo é o mesmo de um ilusionista. Hipnotiza a platéia e se elege.
Depois, por princípio, seus ativos são transformados em grandes passivos e enormes latifúndios municipais (no caso de prefeitos e vereadores), latifúndios estaduais (no caso dos deputados estaduais e governadores) e latifúndios federais (no caso de todos os demais, inclusive você caro leitor). Temos também os internacionais, porém isso é caso para a CIA e a Interpol.
Resta dizer que todo princípio ativo tem um início, um meio e um fim, ou seja, no início todo princípio é ativo até demais. Depois, ou melhor, no meio já não é tão no princípio assim e quem está ativo tende a desativar a qualquer momento. Do meio pra frente.
E por fim, o princípio já ficou pra trás há um bom tempo e o ativo prefere outras atividades mais vagarosas e mais prazerosas...
Na verdade tenho por princípio o seguinte lema: não faça nada precipitadamente! Quem quiser que ative a primeira pedra!

 

Amilcar tem princípio e ativo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum