quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A Caixinha



Entra ano sai ano, anos após anos, vai chegando dezembro e começam a aparecer as caixinhas de Natal.

Ninguém sabe ao certo como surgiu a primeira caixinha. Uns falam que os “coletores de lixo” (nome politicamente correto dos lixeiros), foram os precursores da caixinha de Natal.

Antes de adentrar mais profundamente nesse assunto extremamente importante e atual, gostaria de acrescentar que a caixinha de Natal não deve ser confundida com o caixa 2. Além disso existem 2 diferenças gritantes entre as duas caixas:

1ª a caixinha tem fundo e o caixa 2 tem fundo perdido!

2ª o dinheiro da caixinha é rateado irmãmente e o do caixa dois é ratazanado impunemente!  
E duas semelhanças também:

1ª a caixinha tem o formato de uma caixa e o caixa 2 tem em todos os formatos (mochilas, bolsas de grife, cuecas, meias, malas, etc.);

2ª na caixinha o dinheiro é do cidadão, do contribuinte, no caixa 2 também!

Existem outros argumentos interessantes sobre esse tema e as vezes as pessoas não gostam de comentar, então sobra pra mim. Alguém tem que falar a respeito!

O dinheiro arrecadado nas caixinhas é nacional, é o Real, enquanto que no caixa 2 o dinheiro é internacional, é dólar, é euro, é ouro, diamante e outras moedas...de ouro!

Nesses últimos e cinzentos anos desgovernados pelo PT (Propinas Trilionárias), a proliferação das caixinhas só perde pro’s casos de dengue e pro’s “cadastrados” no Bolsa Família.

Tem caixinha na portaria do prédio, na padaria, no açougue, na loteria esportiva, na farmácia, nas lanchonetes, nas pets, nos caixas de supermercado, no cabeleireiro, na manicure, nos motéis, hospitais, dos motoristas do SAMU, no posto de combustível, do entregador de gás, dos moto boys, dos ascensoristas, do taxista, dos seguranças de bancos, das faxineiras de bancos, dos bancários (a dos banqueiros é diferente...). Além das igrejas, templos e seitas.

Você, caro leitor, que lê e acredita nesses manuscritos de relevante sabedoria, se for contribuir com todas as caixinhas que ver pela frente vai acabar criando a sua própria caixinha, ou seja: vai ficar encaixotado!!!

Na verdade todos nós nascidos ou não em solo brasileiro, e que por ironia do destino estamos estacionados deste lado do hemisfério sul, mais cedo ou mais tarde teremos nossas caixinhas.

Pelo andar da carruagem começaremos no mês de dezembro. Comparando com as projeções da previdência social, da idade mínima pra se aposentar, num instante a minha caixinha, a sua e a do povo brasileiro “ralador”, vai ter que ficar “exposta” a partir de janeiro...ou continuar acreditando em Papai Noel!

Pra ficar mais sofisticado podemos dizer:  - Ainda não tenho Family Bag mas já sou proprietário de uma Christmas Box!!!

Pelo menos alguma coisa boa essa história de caixinha me fez lembrar: The Musical Box, umas das belas músicas do grupo inglês de rock progressivo Genesis, de arranjos desconcertantes e o vocal inacreditável do Peter Gabriel.
Boas Festas!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum