domingo, 6 de março de 2011

Surpresa Agradável

Apesar de ter recebido uma herança maldita e negativa, ou seja: frota de veículos e equipamentos totalmente sucateada, fornecedores com pilhas de notas vencidas, cheques desprovidos de lastro, luz cortada, caos nos postos de saúde, escolas sem giz, salários sagrados do funcionalismo em atraso, estradas vicinais abandonadas, falta de material de escritório, precatórios correndo a revelia, etc., o Professor Honório me surpreendeu. Acho que surpreendeu a todos.
Ninguém esperava que com seu jeito manso de mineiro, conseguisse um choque de gestão tão bem fundamentado, tão bem embasado, tão pé no chão e pudesse reverter aquele quadro caótico em ruína, que ele e sua equipe recebera do “administrador” à distância, anterior.
Foi um primeiro mandato daqueles de entrar pra história, já que largar em último, sem combustível, sem crédito na praça e com problemas em todos os setores, pra já no final do primeiro ano as pessoas nem lembrarem de administrações desastrosas anteriores...
Os salários foram pagos, a folha foi enxugada, fornecedores quitados, maquinas e equipamentos recuperados, próprios municipais recuperados, melhorados e ampliados, situações com a justiça devidamente acompanhadas, etc.
Logo os poucos recursos começaram a se multiplicar, o crédito voltou a fluir, equacionados os débitos com a previdência, com o FGTS, antigos convênios foram retomados e as obras pipocando em todos os cantos do município!
Alguém vai falar que eu pirei, que eu tô mamando, que essa crônica foi encomendada. Porém não é nada disso, eu estou morando em Bicas, trabalhando aqui e na região e sou acionado a todo o momento.
São coisas palpáveis que só não vê quem não quer...Acho que o Professor Honório, não é nenhum salvador da pátria nem é o dono da verdade, porém consigo dizer isso pra ele sem ter medo. Ele aceita crítica e opinião. Não só de minha parte, que modéstia a parte tenho vivido profissionalmente de muita experiência em prefeituras.
A surpresa agradável veio com o segundo mandato. Mandato que geralmente o prefeito relaxa: - Já ganhei mesmo...
Mas o ritmo aumentou, o trabalho passou a ser mais de perto. Tô vendo o Honório todo santo dia no almoxarifado às 7 da manhã, inclusive aos sábados.
Tá de olho em tudo e em todos. Claro que aproveita pra fazer política, porém isso é atribuição do poder público municipal.
A frota de veículos da prefeitura cresceu tanto que impressiona e tudo funcionando. Ambulância não fica zanzando pra cima e pra baixo mais não, é só a serviço da saúde.
Claro que falta muita coisa. Ninguém é perfeito e nem existe verba suficiente, mas o Honório tem aumentado de forma correta o patrimônio do município. As compras de vários terrenos: pro novo fórum, da creche, pra usina de reciclagem, pro novo matadouro, pra ampliação do grupo cel. Souza, a regularização do terreno da rede, os terrenos da antiga Klabin, nas minas de caulim, o terreno e a construção de casas populares em local nobre da cidade (Cutieira), que poderia ter sido um bairro de classe média, etc.
Outra surpresa muito agradável foi a reativação da fábrica de pré moldados de concreto. Pra mim que vivo da engenharia, foi a melhor notícia dos últimos tempos, pois ainda tenho a esperança de ver nossas ruas pavimentadas com blocos de concreto, com inter travados de concreto. Nada de asfalto, de buracos, de calor e enxurradas.
Surpresa agradável é o que não falta! Nada de denúncia sem fundamento pra acabar com a exposição agropecuária...isso é andar pra trás. Surpresa muitíssima agradável é saber que embaixo do asfalto da Praça São José ainda existe aquele velho e confiável paralelepípedo, aquela pavimentação bucólica, bonita, típica de uma cidade do interior do Brasil, de Minas Gerais!
A construção da creche, diga-se de passagem: num dos locais mais nobres da cidade, vem preencher mais um vácuo deixado pra trás, assim como a usina de lixo que além de empregos não polui mais os mananciais de abastecimento d’água e ainda gera ICMS ecológico...receita.
Finalizando por enquanto: Como ficou mais bonita a Praça dos Aposentados e a Igreja do Sagrado Coração, né não?
Sinceramente eu não esperava um segundo mandato tão bem levado!!!



Amilcar participa desta administração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum