quarta-feira, 16 de março de 2011

Curriculum Vitae

Tá acontecendo um boom na economia do BRIC ou seja: Brasil, Rússia, Índia e China, como já disse alguém do New York Times.
Esse é o momento exato pra quem tem algum curso, alguma experiência, algum idioma (além do seu linguajar vulgar...), vontade de trabalhar e de ganhar dinheiro.
Na construção civil, por exemplo, é obra de todo tipo acontecendo, desde infra estrutura como drenagem, saneamento e pavimentação até a construção de moradias, pontes, metrôs e barragens.
Tão falando até no trem bala entre o Rio e São Paulo que já não comporta mais os vôos da tal “ponte aérea”.
Porém muita gente não tem qualificação nenhuma pra conseguir uma colocação, um empreguinho ou até mesmo um serviço terceirizado de servente de pedreiro, por exemplo...
Pensando nisso e vendo que o mundo tem mudado da noite pro vinho, digo, do dia pra noite, é que eu apresento o meu curriculum vitae, onde aparecem novas categorias trabalhistas, que ainda não são reconhecidas, mas que podem vir a ser, a qualquer momento e também muito bem remuneradas...dependendo do patrão ou das patroas.
Chega nos finais de semana e feriados, você logo pensa num belo churrasco com amigos e família...e se o tempo for curto? Contrate um churrasqueiro e deixe tudo por minha conta...quer dizer a conta é sua eu vou é tomar conta do churrasco.
Portanto meus senhores, a partir de agora estou oferecendo os meus préstimos através deste sucinto e verdadeiro:

Curriculum Vitae!

Nome: Amilcar Monteiro da Silva Rebouças
Endereço: Grande Bicas e região

Pretensão Salarial: a combinar

Vasta experiência, formação profissional nas seguintes modalidades e novas categorias trabalhistas::

Churrasqueiro: escolho as picanhas, os chorizos, as alcatras, asinhas e costelas. Compro o carvão, o gêlo e principalmente a cerveja, preparo tudo, sirvo e ainda participo da festa se for o caso de pouco quórum.

Jogador de sinuca: muitas das vezes o caboclo tem muita grana pra ficar de papo por ar na segunda feira e não tem ninguém pra jogar uma sinuquinha. Então eu jogo Vida, Partida ou Mata-mata. Pra não ficar muito monótono deixo o “contratante” ganhar algumas partidas...

Escutador de rock: tem gente que adora música, só que nunca foi além de uma FM ou de algum Aché...nessas horas eu me apresento pra mostrar outras modalidades de som, quer dizer: rock do bão, coisa de primeira e faço uma lavagem cerebral no sujeito, que quando ele começar a notar, já estará usando um anel igual ao do Keith Richards, dos Stones, boinas do Eloy ou bandanas tipo Ian Anderson do Jethro Tull. Se for luvinha do Michael Jackson, nesse caso me inclua fora dessa!!!

Prosador de Buteco: Outros  adoram um buteco e às vezes nem vão por falta de companhia, nessas horas é que eu me ofereço para não só tomar umas e outras como também pra levar aqueles papos que só podem ser levados nos botequins.
Nessa área em que tenho especialização e doutorado, o contratante terá de arcar com as horas-extras já que a saideira não tem hora pra acontecer...

Entendedor de Política: essa categoria de trabalho requer vários fundamentos e pode ser bem remunerada se alguém ver em você um guru, um mago da publicidade política, um articulador, criador de frases de efeito (meu nome é trabalho!) e soluções pra todos os problemas do bairro, da cidade, do estado, do país e da nação, além é claro dos assuntos do mundo...

Tomador de cerveja: nessa categoria muita gente confunde com a de prosador de buteco, só que existe uma pequena diferença...o tomador de cerveja é aquele que não deixa faltar cerveja gelada, nem tira gosto na mesa. É muito bom pra escutar conversa de cervejeiros e nunca pede a saideira!

Palpiteiro de praia: Uma das categorias de trabalho mais atuais e que pode ser bem remunerada. Nesse trabalho eu falo sobre algumas praias mais famosas tais como a de Copacabana, Ipanema e Barra, mais as de Cabo Frio, Búzios e Guarapari. Todo mundo conhece porém dependendo da temporada é a maior roubada.
Pra quem quer sossego é bom ir pra Ilha Grande ou Trancoso (fora de temporada)...passando pela Pipa, Canoa Quebrada...e vai até o Caribe...

Enólogo de fim-de-semana (tomador de vinho): Categoria bastante difundida atualmente pois o bom vinho ficou ao alcance de todo mundo. Hoje você toma um ótimo tinto português ou argentino por R$ 40,00. Nisso você ensina pro contratante a harmonização correta entre o vinho e a carne, o peixe, o gadus morua ou queijo...aproveita pra “vender” seus conhecimentos em restaurantes da região sudeste, desde aquele frango ao molho pardo em Ibitipoca, um a ora pro nobis em Tiradentes, um fígado acebolado no Cangica ou ainda um lombo com tutu em Diamantina.

Trilheiro Aposentado: nesse caso muitas trilhas foram incorporadas virtualmente, mas que podem servir pra um aprendiz de “trekking”. Trilhas simples na Floresta da Tijuca, médias na Pedra Selada (Visconde de Mauá) ou mais pesadas da Chapada Diamantina, Bahia...

No meu curriculum ainda constam as categorias de Narrador de Viagens, Contador de Piadas, Discutidor de Futebol, Assistidor de Filmes, Apreciador de Cachoeiras e Acompanhador de Mulheres Solitárias ou não...essa categoria, dependendo da contratante não há cobrança de honorários!


Propostas para: amilcarreboucas@uol.com.br !

Um comentário:

sacadinha do pum