sábado, 19 de maio de 2012

faça...


Faça a Coisa Certa

A grande maioria dos mortais tenta de toda maneira, antes de qualquer outra atitude, fazer a coisa certa.
Muitos acreditam que fazer a coisa certa é tornar-se rico, outros acham que é rezar e crer em um deus todo poderoso e vingativo, que vai te mandar daqui pra outra melhor ou pra uma imensa “robada.”
Outros acham que o certo mesmo é manter relações de todo tipo com várias pessoas ao mesmo tempo. Alguns vivem com a certeza de que as miserabilidades lhe darão a vida eterna (talvez pro sortudo do herdeiro...que na grande maioria das vezes torra tudo em pequeno espaço de tempo).
Os acadêmicos (que nem sempre são os melhores ou se julgam melhores) têm suas teorias a respeito da coisa certa, mesmo que seja por linhas tortas...
Agora quem aproveita mesmo de toda essa parafernália de alternativas e fatura algum ou bastante com isso ou em alguns casos acha que vai pro céu, são os escritores de livros, crônicas, poesias e parábolas de auto-ajuda.
Eu até já escrevi sobre esse assunto de forma sarcástica (e não colou) e a onda continua.
O sacana do Aldir Blanc, médico e ex parceiro do ótimo João Bosco, dia desses escreveu que o tal do Cachoeira, esse incrível super herói da contravenção, criado em Brasília, mais precisamente no seio da mãe de todas as mazelas com o erário público: o congresso nacional, interferiu até nos livros de auto ajuda do Paulo Coelho, ex parceiro do saudoso Raul Seixas e maior best seller brasileiro.
A gráfica do senado (também conhecida como a gráfica do José Ribamar e outros suspeitos), também alvo de muitas críticas negativas e com razão, tem publicado cada coisa e o contribuinte que precisa de ajuda, acaba ajudando quem já está muito ajudado, ou seja: o deputado ou o senador ou ambos...
O mais interessante que vejo nestes escritores de auto ajuda é a distância que existe entre o escritor e aquilo que eles escrevem.
Tem escritor que só escreve coisas do tipo: Não faça do seu carro uma arma...O sol nasceu pra todos...Sorria sempre que seu dia será mais alegre...Não deixe que seu suor estrague suas roupas...Não seja pessimista em relação ao Rubens Barrichello, ele ainda poderá ganhar muita experiência...Ouça os programas eleitorais e partidários sempre que puder...Não tenha pesadelos. Sonhe com seus desafetos mortinhos da silva, etc.
Alguns até aposentaram, talvez fugindo de restrições e perda de benefícios, porém não conseguem largar o osso, digo o filão e escrevem churumelas amanteigadas, como se isso fossem lhes valer um lugar no céu entre os bons...só que na verdade agem com mesquinharia e ganância, passando por cima de quem estiver do outro lado...mesmo que o outro lado esteja com a razão.
Um ditado muito bom que o Prefeito Honório me passou e que lhe foi passado pelo seu pai é muito útil nas situações mais embaraçosas, em situações inusitadas ou demandas complicadas: Você tem o direito mas num tem razão!!!
Fico estarrecido quando vejo verdadeiros artistas na vida, que enriqueceram ensinando as pessoas a: não tirar meleca na hora da missa, tratar os idosos como caducos da terceira idade, acordar com o pé direito (mesmo os canhotos) antes de escovar os dentes, incentivar seus clientes aproveitando que a justiça é cega, motivar discórdia onde o pior acordo é melhor que uma boa demanda, etc.
Muita gente que lê essas crônicas irônicas e duvidosas, logo tenta relacionar alhos com bugalhos, pessoas da região com artistas de plantão! Pois saibam que estão redondamente enganados...Dê asas a imaginação e curta de montão, ao invés de sair voando como um avião e se espatifar de cara no chão: alguém te colocou foi chifre, num foi asas não!!!
Portanto, meu prezado leitor, ao ler um artigo, um livro ou qualquer outro manuscrito em que o escritor procura te introduzir um conceito, um conselho, te posicionar melhor ou até mesmo um sermão, vá com calma, com moderação e analise todas as possibilidades, pois no final o seu auto-ajudante predileto ou personal anjo da guarda, pode estar querendo é ser perdoado pelos malefícios causados ao seu redor...


Amilcar não acredita em balela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum