quinta-feira, 16 de maio de 2013

JF a Bola da Vez



  A Zona da Mata, apesar de muita gente torcer o nariz, é o centro do Brasil!

Isso sem forçar nenhuma barra (gíria do século passado) e sem depender da boa vontade de algum político.

A cidade de Juiz de Fora se desenvolveu a partir do Caminho Novo, rota predileta do Império, da República, das ditaduras e na atualidade rota da BR040 que liga Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Cidades das mais importantes do país.

Juiz de Fora nos dias de hoje passou a ser referência pra quase tudo no Brasil, até na gastronomia, passando pela educação, saúde e principalmente qualidade de vida!

Reclamam do trânsito de barriga cheia... Aqui ninguém sabe o que é um verdadeiro engarrafamento. Vá enfrentar no dia-a-dia as Marginais do Tietê.

O transporte coletivo tende a melhorar com as novas pontes e elevados ou mergulhões sob a MRS. Só que ainda existe a possibilidade da construção de um metrô. Por que não?

A população caminha aceleradamente para 1 milhão de habitantes e sinais de conurbação social já são aparentes entre JF e Matias, JF e Chácara.

Bairros tipo Santa Luzia, Milho Branco, Benfica, Grama, Retiro e São Pedro, já se tornaram verdadeiras cidades de tão grandes e servidas de todo tipo de serviço.

Alguns gargalos começam a preocupa,r como é o caso da saída pra Bicas e BR 267, via bairro de Lourdes e Santo Antônio, que recentemente tem recebido a atenção da Prefeitura, num belo trabalho de revitalização da pavimentação e melhoria nas paradas de ônibus.

Com os eventos das Copas e Olimpíadas, JF além de estar apta para receber delegações e turistas, tem tudo pra deslanchar na oferta de mão de obra qualificada, já que a prestação de serviços é um dos destaques da economia do município.

O prefeito atual, Bruno Siqueira, assumiu no momento certo, pois quebrou um triângulo escaleno político repetitivo, com notórios sinais de fadiga, justamente na hora que a cidade está precisando de um gás, de uma mentalidade voltada pro futuro.

Nós estamos no início desse futuro. Estamos no século XXI, onde a tecnologia é fundamental, é a estaca protendida da evolução.

Juiz de Fora é cultural. O povo tem alto grau de escolaridade e escolas gabaritadas com uma gama imensa de cursos e aperfeiçoamentos.

Artistas plásticos e escritores são vários. Músicos e atores estão chegando de forma consistente, contundentes.

Vejo que tudo que “rola” (gíria moderninha) pelo Brasil, acaba passando por “Jugifora”. Tenho notado que algumas figurinhas carimbadas da MPB estão sempre “nasmão” (gíria do Sion – BH), como é o caso do sensacional Bituca (criador do Clube da Esquina) ou Milton Nascimento e suas musicas barroco-progressivas cantadas em timbre metálico. Ou então outro mais novo, porém incrível inventador de poesias e harmonias, Djavan, que freqüenta o Bar Du Léo sempre que pode. E ainda o mutante Arnaldo Baptista, gênio da música rock nacional, que mora há vários anos na cidade.

E por ai vai...A nível internacional também, como é o caso do exímio contra baixista Stanley Jordan...

O deputado e bom vivant Romário adora a noitada do Privilège, casa noturna considerada top no Brasil, pelo astral, pelo som e principalmente pelo padrão de beleza das mulheres mais lindas da região, que lá pousam. Fica uma sugestão pro Otávio: Hangar Privilège...só tem avião!!!

Juiz de Fora além disso tudo e mais várias outras coisas ainda têm na sua órbita várias cidades pequenas e acolhedoras, verdadeiros bairros aconchegantes tais como: Bicas, Lima Duarte e o Parque Estadual do Ibitipoca, Santos Dumont, Pequeri, Mar de Espanha, São João Nepomuceno e tantas outras.

O futebol é outra paixão e que agora, com o impedimento do Engenhão e as obras do Maracanã, pode vir a receber os grandes clubes do Rio. Alguns como o Vascão da Gama (atual vice da Zona da Mata, ganhou do Tupi... o campeão é o Tombense), já tem partida agendada do Brasileirão,  o Flamengo na Copa do Brasil e com possibilidades de Botafogo e Fluminense também virem jogar no Mario Helênio (que tive a honra de conhecer pessoalmente).

Juiz de Fora é ou não a tal da Bola da Vez?





Amilcar tem orgulho de JF pertencer à grande Bicas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum