terça-feira, 30 de abril de 2019

A Onça


A Mata do Krambeck situada no coração, que na verdade é o pulmão de Juiz de Fora e sem esses órgãos mais as estatais ninguém sobrevive, é uma área de preservação permanente (APP) e a maior mata urbana do interior mineiro e logicamente da Zona da Mata.

Parte desse verdadeiro santuário ecológico foi adquirido pela UFJF e transformado em jardim botânico. Magnifica iniciativa!

As idéias que se sucederam depois da compra, que se arrastou por um longo período como tudo que é gerido pelo governo (de esquerda principalmente), foram ótimas, inclusive até um teleférico começou a ser construído, só que o dinheiro foi direcionado pra outros fins mais necessitados tais como o Puerto Mariel, a mesada da viúva do Hugo Chaves (que mora nos EUA), o Sitio do Guarujá e o Tríplex de Atibaia, não necessariamente nessa ordem e progresso.

Acontece que mesmo com tudo isso, os gastos necessários com os ex presidentes da Republiqueta das Bananas Nanicas, seguranças, carros com motoristas, auxilio moradia de alto luxo, vale alimentação a base de iguarias e vinhos de safras de 1980 e 1990, ah, ia me esquecendo charutos Cohiba’s e conhaques espanhóis, inauguraram o tal do Jardim Botânico de Juiz de Fora.

Um dos grandes lances desse jardim botânico é que ele é em JF, situa-se na Manchester Mineira! Não é igual ao Aeroporto Regional de Juiz de Fora, que como o próprio nome diz fica fora de Juiz de Fora...

Aí você que não é do tempo do onça, pois disseram que a última onça que apareceu nessas paragens tinha mais de 80 anos, vira bruscamente de frente pra mim e exclama: - Mas como???

E te respondo prontamente: - Nesse mundo todo mundo é igual. Você é que nem eu e eu como você!

Uma curiosidade sobre o aeroporto regional Presidente Itamar Franco, na verdade são 3 e dizem que são lendas urbanas:

Primeira: a construção do aeroporto demorou muito porque durante o movimento de terra descobriram um cemitério indígena (Tupi ou Guarani?);

Segunda: o dinheiro gasto com as desapropriações consumiu toda a verba pois da noite pro dia a valorização foi melhor que a poupança na época do Sarney (O Maribondo); OBS. Diz a lenda que lote foi vendido a preço de fazenda e fazenda vendida a preço de jatinho do Neymar Jr. (depois o cara sai dando porrada “nuzotro” e logo vem um engraçadinho e diz que o cara previa tudo só esqueceu de prever que a igreja com seu nome ia pegar fogo...). Ô mané aquele era o Nostra Damus!!!

Terceira: A pista do tal aeroporto fica em Goianá e a sala de embarque, o terminal, etc. ficam em Rio Novo, então a receita de impostos vai pra Rio Novo. Isso tem dado confusão até hoje. Na verdade o salão de embarque ou terminal deveria ficar no meio né não?

Voltando pro jardim botânico, na hora que a imprensa começou a noticiar apareceu um monte de “pai da criança” eu quero saber agora quem é o pai da crionça, a mãe da onça, a família da onça, ou seja: essa onça tá sozinha? E se tiver mais um porrão de onça? Não confunda um pouquinho de macarrão com um porrão de macaquinho...

Já estou mais tranquilo depois que fiquei sabendo que tem moradia pra todo mundo, até pra onça, do minha casa minha vida, no Eldorado e agora o da Inter perto campo do Tupi... A arquitetura é de caixa. Vem pra Caixa você também!

Muita gente fala que Juiz-forano é carioca do brejo pela proximidade com o Rio e que na verdade tá ficando uma cidade surpreendente: deram uma facada no Bolsonaro que foi obrigado a ficar com uma bolsa. Depois teve um tiroteio no estacionamento com direito a mala de dinheiro falso, jatinhos e ninguém ficou sabendo direito da história. Então o prefeito renuncia pra ser senador e a Dilma toma outra e desanda a passear pelo mundo afora com o nosso rico e suado dinheirinho. Por fim essa coisa da onça pintada.

Tem um vídeo rodando no “zap zap” como diz o pessoal lá de BH, onde a onça pintada e grande, passeia silenciosamente pelos caminhos do jardim botânico. Dá medo. Imagine um bicho daquele tamanho te pegando por traz e te comendo? Tô fora! Num quero saber de jardim nem botânico e nem de jardim nenhum!

Só pra concluir o bicho tá solto e já tem uns engraçadinhos dizendo  tem que prender a onça. Na minha modesta opinião eu tenho certeza que antes de prender o animal pintado tem que prender muito animal racional manchado. Tem Angorá, tem Morcego, tem Marimbondo, tem Senador, tem Deputado de tudo quanto é espécie, tem Ministro, tem ex governador e ex presidente, tem o Amigo do Amigo da Onça...

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum