quarta-feira, 3 de abril de 2019

O Canalha


A palavra canalha surgiu da junção de outras duas palavras que tratam do mesmo tema: Cana – não a cana de açúcar ou do caldo cana mas a cana de quem vai pro xilindró, de quem foi pego praticando atos ilícitos e vai em “cana” e Tralha – que nada mais é do que uma pessoa de má índole, uma pessoa que só pensa no seu próprio bem estar e não se importa com os outros ou quem vai levar a pior, ou seja: você é tralha!

Tralha também pode ser um conjunto de cacarecos, um amontoado de inutilidades.

Como podem ver ser canalha é uma mistura de gente que vai em cana com um inútil.

Já dizia o Roger do Ultraje: A gente somos inútil!!!

O grande problema do canalha é quando ele detêm algum tipo de poder e isso alguém já falava. Uns dizem que foi Platão outros que foi Abraham Lincoln...

Geralmente existem canalhas pra todo canto. Na praia, na fazenda, no judiciário, no legislativo, no executivo e na religião. Em todos os lugares sempre haverá um canalha.

Como saber se um caboclo é um canalha?

Aí é que mora o perigo, pois esse desvio de caráter não é perceptível a primeira vista, a olho nú. O canalha se faz de inocente em todas as situações. É difícil identificar um canalha de primeira e muitas das vezes a canalhice é tão grande que as próprias pessoas pensam que não é possível existir um sujeito tão canalha a ponto de cometer atos tão mesquinhos, atos que podem prejudicar milhares de pessoas, principalmente pessoas mais humildes.

Sou a favor de que seja feita uma verdadeira sabatina em qualquer cidadão que seja indicado pra ocupar algum cargo no judiciário, no executivo e ou no legislativo: o cidadão não pode ser canalha!

Como saber se dentro de você existe um canalha? Se por traz da sua indumentária não há um canalha encostado na sua traseira, baforejando na sua nuca? No seu cangote?

Todo canalha que se preza não mente. Inventa a verdade!

Walter Franco, um compositor maldito dos anos 70, escreveu alguma coisa sobre o canalha onde compara a dor com algo inesperado, aparece quando você menos espera. De onde ela vem?

“É uma dor canalha

Que te dilacera

É um grito que se espalha

Também pudera

Não tarda nem falha

Apenas te espera

Num campo de batalha

É um grito que se espalha

É uma dor

Canalha”

Recentemente estamos assistindo boquiaberto um festival de canalhices transmitidas ao vivo de todo o canto do mundo. Canalhas que estão saindo do armário porque sabem que existem salvos condutos pra má conduta. Canalhas que usam roupas de super heróis e pele de cordeiro.

O Brasil nunca vai conseguir chegar a um nível de prosperidade razoável enquanto não exterminar com seus maiores canalhas. Esses notáveis canalhas revestidos de argumentação fajuta, que justificam o fim fazendo merdas pelo princípio e meio do caminho.

Onde já se viu barragens explodindo em série pra todo lado, pessoas morrendo, rios sendo exterminados e ricos empresários/políticos cagando e andando pro planeta?  

Onde já se viu tamanha arrecadação de impostos ser triturada por um bando de canalhas que regem a forma de gastar fortunas com equívocos, favores e conluios?

Ninguém nasce canalha! Geralmente você reconhece um canalha quando para ele, o sujeito, todo mundo se vende... de menos o próprio!

Canalhice não é genético...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum