terça-feira, 25 de maio de 2010

O Dengoso




O bicho está solto, ou melhor, o mosquito aedes aegypti está solto! Dizem que cada mosquito pica 80 pessoas e que algumas dessas pessoas têm a chance de adquirir uma dengue hemorrágica!
Existem 4 tipos da doença : Infecção Inaparente, a mais branda; Dengue Clássica, Dengue Hemorrágica e Síndrome de Choque da Dengue, a mais perigosa.
Aliás depois que a gente tem é que enxerga que qualquer uma das quatro, quando não tratadas ou tratadas equivocadamente, são todas perigosas.
Eu tive a Dengue Clássica. A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
O problema maior da dengue é que a notícia que você está com ela se espalha como uma epidemia de dengue!
Até pessoas que não te conhecem ou que você nunca viu, chegam e perguntam: - É você que está com dengue? É ruim né? Que remédio que a gente toma?
O brasileiro que já tem esse jeitão de ser técnico de futebol (“Ô Dunga leva o Ganso sô!”), de engenheiro já que dá palpite na fundação da obra – chama de alicerce, do pilar – chama o pilar de pilastra, da viga – chama de alguma coisa. Dá palpite na laje e até o final da obra tem sempre um cidadão que passa e fala qualquer coisa pro pedreiro. Nessas alturas quem paga “a dia” ainda tem que aturar vários minutos de papo que no fim do mês se transformam em horas não produtivas...
Tem aquele eleitor chato que mora em outra cidade e vem na sua trabalhar contra pra depois dizer que “torceu” pro seu candidato ganhar. Esse dá palpite em tudo. Na coleta de lixo da cidade, no transito, na educação, na falta de cultura, na saúde, na doença, até que a morte o leve pro quinto dos infernos...Ô raio sô!!!
Pois ainda tem aquele que dá uma de médico. Esse sabe mais nome de remédio que balconista de farmácia de genérico e vai logo receitando. O pior é que às vezes o cara vai pelo som ou não sabe ler, então surge cada coisa tipo: -Toma um bezetasilva que é tiro e queda!
O bom mesmo é parocequetamal!!?!?! Ou ainda: -É só passá peniscilinu que sara!
A gozação pra quem “pegou” a dengue também não é brinquedo. Um amigo chegou pra mim e disse: - Como é que pode um mosquitinho tão pequenino morder num caboclo com sua tonelagem e te botar na horizontal?
Então o outro amigo logo completou em tom doutoral: - A picadura desse animalzinho é mortal! A pessoa muda completamente de atitude (palavra da moda) e toda hora quer deitar...
Ocê ficou dengoso?
Cê viu o mosquito te comendo?
Quantas mordidas ele te deu?
Foi só com um ou você já vinha sendo picado há mais tempo?
Você sentiu a picadura do aedes?
E por aí foi passando os dias e depois de alguns exames de sangue, muito repouso, muito líquido (nenhum alcoólico), paracetamol, etc.,voltei ao normal?!?!?
Tudo bem, o pior já foi, sobrou à certeza que alguma coisa deve ser feita pra erradicar essa peste. Parece-me que tá passando da hora!

Amilcar não tomou nenhuma atitude contrária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum