terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Construindo Cidades

O Prefeito de Juiz de Fora deu uma declaração um tanto, digamos “pretensiosa”, recentemente num almoço promovido pelo Clube de Engenharia de Juiz de Fora, no famoso ninho de tucanos e outras aves raras, o Restaurante Imperador.
Esse restaurante vem passando de mão em mão desde a sua inauguração só que agora com o PSDB no governo municipal e estadual, parece que vai aprumar, pois esses tucanos gostam da boa mesa regada com boas biritas. Desde cachaças mineiras a vinhos franceses, passando por cervejas e escotis...licores...brandys...
O visual do Morro do Cristo sempre surpreende pela amplitude da visão e o acesso ao Morro é fácil e pavimentado...É um ótimo lugar pra fazer o que os tucanos mais gostam: reuniões longas e gastronômicas!
O Clube de Engenharia de JF está sempre do lado de quem tá mandando e podendo...Sua função é meramente socialite e visa única e exclusivamente projetar a sua diretoria no contexto político-econômico da região.
Custódio já vinha se referindo a Bicas de forma carinhosa e “gosativa” ao mesmo tempo, pois vira e mexe afirma que JF faz parte da Grande Bicas, sua terra natal.
Todo político é pretensioso e acaba falando o que não deve. O Lupi-Lupi dia desses afirmou que duvidava que a presidente iria demiti-lo...
Já o Custódio que vem fazendo um bom governo, apesar de alguns secretários não corresponderem à altura com desenvoltura e tomada de decisões...foi pretensioso ao dizer que construiu “uma Bicas” no seu inacabado governo...se referindo ao numero de casas populares em construção (minha casa, minha vida), nesse caso junto com a iniciativa privada.
Eu acho que pra construir uma Bicas num prazo tão curto vai vir faltando alguma coisa: em volume de concreto pode até chegar perto porém em volume de receptividade e de história não chega nem longe.
Em quantidade de portas e janelas, pode ser, porém em quantidade de trabalhadores e estudantes passa longe.
Em qualidade dos materiais empregados pode ser equivalente, mas em qualidade de vida Bicas real dá de goleada.
Em matéria de população acredito que até mais populoso, só que população tradicional e com raízes, quem sabe daqui uns 88 anos de emancipação.
Construir cidades na conjuntura atual é muito fácil. Serviços de topografia por satélite, serviços de infra estrutura cada dia mais duráveis e resistentes,
Então você vira de frente pra mim e diz: - Mas o Todinho só quis dizer em números de moradias!!!
Porém nem assim, pois a grande maioria das casas de Bicas são muito maiores do que as unidades de 40 m² a 50 m² que a Prefeitura de Juiz de Fora junto com a CEF e a iniciativa privada vêem desovando em JF.
Bicas na verdade, depois do asfalto e da revolução tecnológica em geral, principalmente nos veículos, se tornou um bairro de JF, um pouco distante... da minha casa ao Parque Halfeld são exatamente 40 km passando pelo “morro da boiada”.
Não um bairro qualquer, mas um bairro tipo São Mateus. Não um bairro cheio de mansões porém penduradas em encostas e ruas inclinadas difíceis até de caminhar, mas um bairro com ótimas casas com quintais, sem sinais de transito (com muito quebra mola), com quatro pequenas áreas verdes que ainda resistem, com muita bicicleta, moçada na Praça São José, com uma área central de 2 hectares (ex oficinas da ex RFFSA) maior que o Parque Halfeld e ainda sem modelo de ocupação...
A diferença poderia ser maior ainda se as principais ruas voltassem a ser de paralelos ou intertravados de concreto, se tivéssemos um centro industrial pra pequenas e médias empresas (de preferência não poluidoras), se os trilhos ainda estivessem resistindo pra somar com esse movimento em prol das ferrovias de passageiros e turísticas.
O poder geralmente remete as pessoas a falar coisas desproporcionais. Sei que o prefeito Custódio, que veio de família simples e chegou aonde chegou, não ficou embaçado, talvez apenas embevecido já que vem executando obras iniciadas com o prefeito Bejani (Deusdedith - Raja Gabaglia - Salgado, Restaurante Popular e Ginásio Poliesportivo) e outras várias dentre elas o hospital regional e a repaginação da Avenida Rio Branco.
Portanto gostaria apenas de lembrar que Juscelino Kubistchek, tentou 50 anos em 5...não conseguiu em 50 porém se ele não toma aquela iniciativa, acredito...estaríamos ainda no século XX e olhe lá!!!

Amilcar é biquense todo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum