segunda-feira, 31 de março de 2014

Tri...buto



Dia desses o Veiga me falou que estava à frente do jornal, O Município, há mais de 20 anos e que a minha primeira crônica publicada foi em setembro de 1999. Já se vão quase 14 anos...
Nesse ínterim, convivi com vários colaboradores do jornal mais antigo, ou um dos mais antigos, em atividade no Brasil e passei a admirá-los por suas personalidades marcantes e pelos trabalhos publicados nesse jornal.
Recentemente três desses colaboradores, escritores ou articuladores de O Município, não aguentaram esperar pelos 100 anos do nosso periódico e foram dessa pra outra melhor.
Lulú Ferrari, Frank Granado e Júlio Vanni, esse trio de atacantes, meio campistas e/ou defensores, que são titulares em qualquer seleção, estiveram persistentemente contribuindo para a continuidade do jornal e quando encontrava-os, sempre mencionávamos que o centésimo ano do jornal seria um marco histórico. Nós éramos e seriamos parte dessa verdadeira façanha. Afinal por um século passam várias gerações. O mundo se transforma, a evolução nesse período vai do 14 Bis a estação espacial...Do maiozão ao topless...Da direita pra esquerda...volver!!!
De qualquer forma, mesmo sem a presença física dessas três figuras inesquecíveis e talentosas, os cem anos estão próximos e uma edição histórica já deve estar passando pela cabeça do Veiga.
Lulú Ferrari escrevia sobre os costumes, em geral, de forma mordaz e com humor, quer dizer: dava seu recado sobre o que estava errado de uma maneira engraçada, porém escarafunchando assuntos sérios. Os preconceitos eram sempre combatidos de forma divertida, porém contundente.
O Saudoso Professor Frank, meu amigo pessoal, autor literário com um linguajar mais rebuscado, mais acadêmico, destrinchava a história da humanidade, andando pela origem das espécies, passando por impérios até chegar aos dias atuais e futuros.
Pra quem não sabe o Professor Frank, além da literatura produzia também pinturas, charges, caricaturas e grafites. Acredito que nos cem anos do jornal, se vivo estivesse, iria pedir a palavra para exaltar a longevidade do periódico e a persistência invejável dos proprietários e colaboradores.
O ex prefeito de Pequeri, Professor Júlio Vanni, historiador, autor literário e ufanista mor dos imigrantes desbravadores que por aqui se fixaram, contribuía de forma lúcida e sólida com suas ideias de desenvolvimento das cidades, suas formas de urbanização.
Uma de suas bandeiras, que também defendo, sempre foi a ligação por estradas asfaltadas das cidades da região, lição abraçada pelo então governador Aécio Neves, que lhe rendeu a reeleição.
A ligação entre a sua Pequeri e o Município de Levi Gasparian, sempre foi defendida e exigida por ele. Porém o poder da concessionária da BR 040, nunca harmonizou com essa ideia...provavelmente pela fuga do pedágio...Conseguiu uma grande façanha. Era querido por suas duas pátrias: Brasil e Itália.
Fica a saudade grande sem tristeza nenhuma, já que o trio era alegre, vibrava com o jornal e sempre positivo.
Os encontros anuais, na redação do O Município, não serão mais os mesmos, porém tenho certeza absoluta, que de onde estiverem vão querer que comemoremos, do mesmo jeito, os bons momentos vividos entorno do centenário jornal!!!  

Amilcar está tri emocionado!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum