quinta-feira, 6 de março de 2014

Viajar é Preciso 3



Ninguém precisa sair do país só pra dizer que virou turista ou viajante cheio de histórias pra contar ou de lugares fora-de-série...

Nós que somos da Zona da Mata e portanto privilegiados geograficamente, estamos praticamente no quintal da cidade maravilhosa ligados por uma estrada que se não é de primeiro mundo está quase lá.

Em menos de 3 horas de carro dá pra tomar uma gelada na Praia do Pepê, debaixo de frondosas castanheiras e gente bonita (muito), circulando em todos os tipos de transporte: skates, kit surf, bikes, tênis, patins e sandálias havaianas.

De frente pro mar olhando pra esquerda a Pedra Bonita ou da Gávea enche os olhos e hipnotiza. Em frente o Oceano Atlântico e as Ilhas Cagarras e a direita a imensidão da Avenida Lúcio Costa indo pro Recreio...Grumari...Prainha...

O Estado do Rio é cheio de lugares ótimos pra turistar sozinho ou acompanhado. Alguns desses lugares, além da cidade do Rio, mais Teresópolis e região de Petrópolis (Itaipava, Nogueira, Araras, Correias e etc.), fáceis de ir e vir pra quem mora na Zona da Mata, dois locais que valem a pena investir são: Visconde de Mauá (na Serra da Mantiqueira) e Ilha Grande (Angra dos Reis).

Pra Visconde de Mauá existem dois caminhos: um via Dutra entrando em Penedo e encarando a serra que hoje se encontra asfaltada e outro, da minha preferência, via BR-267 em direção Caxambú.

Logo após Bom Jardim de Minas, entre a esquerda pra Liberdade, passe por dentro da cidade (tem uma linda igreja no alto da colina) e vá em direção a Bocaina de Minas. Já foi de terra, agora é asfalto até lá.

No meio do caminho, pegue pra direita em direção a Santo Antônio e Mirantão e suba, suba...Agora você já está nas alturas da Mantiqueira...paisagens lindas e estrada tortuosa de chão batido...épocas chuvosas fica perigosa.

Lá no fundo já dá pra ver a “Pedra Selada”, uma formação rochosa que lembra a sela de cavalgar... passando pelo povoado de Santo Antônio, vem o povoado de Mirantão. Depois uma bifurcação: a esquerda você vai dar lá em Visconde de Mauá e a direita, onde interessa mais, nas Maringá’s...uma de Minas outra do Estado Rio...separadas pelo Rio Preto, transparente, com pedras, e passarelas de pedestres unindo as duas.

Largue o carro em alguma pousada e saia caminhando atrás de novidades: trilhas, oxigênio puro rarefeito, cachoeiras, botecos, restaurantes, trutas, biroscas, artesanatos, bichos grilo, duendes, gente bonita e alto astral!!! Não vá em épocas de feriados...fica impraticável...

De volta pra casa quem sabe uma praia paradisíaca ou várias? Então pegue de Levi Gasparian pra Mendes e vá em direção a Angra dos Reis...passe no centro da Mata Atlântica, estrada de paralelepípedo, caminho do ouro...largue o carro em Angra e embarque pra Ilha Grande...tem barco estadual, de hora em hora.

Em menos de 50 minutos você estará atracando na Vila do Abraão...lugarejo de pescadores, pousadas e restaurantes.

Lá, só a pé...trilhas, escunas, barcos, mata atlântica intacta, frutos do mar e praias de perder a noção como a Lopes Mendes, de frente para o Oceano Atlântico Sul, com 2,8 km de extensão de areias brancas e mata...não existe construções...nesse meio tempo, uma caipirosca de maracujá, na sombra de coqueiros e um pargo na brasa...



Amilcar quer voltar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum