terça-feira, 11 de março de 2014

Um olhar para o futuro




Parafraseando o livro do Dr. Carlos Augusto Machado Veiga, que revela praticamente toda a história de Bicas, baseada em pesquisas bem fundamentadas de jornais, documentos, narrativas e fotografias, quero nesta crônica olhar para o futuro de Bicas.

Para chegar ao futuro é necessário que os mandatários do presente, olhem o passado e mirem nos homens empreendedores que aqui viveram. Que plantaram e colheram. Que tornaram essa cidade um local com boa qualidade de vida!

No campo da urbanização, onde na minha concepção Bicas precisa crescer e melhorar, a atual administração municipal é jovem e pode muito bem fazer o que tem que ser feito nesse sentido: trânsito, meio ambiente e posturas.

Esse pitaco urbanístico é só um ensaio de quem nasceu há 59 anos aqui e viveu praticamente esses anos todos vendo a cidade seguir seu rumo.

A política as vezes atrapalha muito o progresso, porém ela é a ferramenta que pode alavancar esse desenvolvimento. A supressão dos ramais ferroviários foi uma dessas trapalhadas políticas que quase levaram Bicas e outras centenas de cidades a recomeçar, a se reinventar.

Dessa história toda sobrou o tal do “terreno da rede” que pode e deve ser aproveitado de forma definitiva. É uma área de aproximadamente 2 hectares no coração da urbe!!!

Portanto, é daí que vou enumerar algumas intervenções visando o futuro, visando a cidade:

Terreno da Rede: área que deverá ser destinada ao lazer, esporte e cultura. Ponto de encontro, pistas de caminhada e centro cultural. Claro que um projeto abrangendo essas modalidades deve conter arborização, paisagismo e sinalização adequados.

Trânsito de veículos: muita coisa pode ser feita sem radicalização, exemplo: Ruas Santa Teresa e Coronel Souza. Eliminação de área de estacionamento nos trechos mais estreitos e saturados dessas ruas. Nesse caso pontos de taxi, vagas oficiais e cavaletes terão de ser repensados. Sem as vagas essas ruas poderiam ter seus passeios ampliados e melhorados. Acessibilidade e segurança para o pedestre.

Trevo na saída pra Juiz de Fora: Já passou da hora. Essa interseção está cada dia mais perigosa e por enquanto apenas medidas paliativas. Lá no local existe área suficiente pra se projetar um trevo descente e seguro pra todos, além de melhorar bastante o visual de chegada da cidade.

Praça da Reta e calçadas: Na Avenida Governador Valadares existe a Praça Jerônimo Mendes cortada ao meio pela Rua Benjamin Rodrigues Maia. A ideia é unir as duas metades dessa praça, formando uma ilha ou praça real e a rua contornando-a por completo. Sob os Flamboyant's, calçadas e rampas decentes. Mobilidade urbana e aproveitamento dos espaços perdidos.

Praça entre as Ruas Floriano Peixoto e Arthur Bernardes (Rua do Bonde): Um terreno semi abandonado e com sérios problemas de domínio, está sem uso há mais de 20 anos. A solução é a desapropriação judicial e sua anexação a pequena pracinha mal utilizada. A junção da pracinha com esse terreno daria um belo espaço público. A rua de contorno seria transportada para a divisa com o Albergue. Conclusão: revitalização da área com valorização dos imóveis do entorno. Pode-se até pensar em levar os ambulantes da praça São José para o local...com estrutura apropriada...

Trevo para São Joao Nepomuceno: simples e barato. Com meio fio e sinalização adequada é possível criar um trevo descente e seguro nesse local.

Pista de caminhada e ciclovia via Cutieira: Nesse caso Bicas e Guarará deverão trabalhar em conjunto. Imaginem se as duas cidades se unissem para juntas deixarem esse legado de prevenção, de saúde, de lazer para o povo. Também simples. Retificação de alguns trechos, arborização com mangueiras e eugênias (jambos), pista de rolamento em bloquete, iluminação adequada e calçadão pra cooper, caminhada e bikes?

Essas são algumas intervenções que precisam ser feitas em Bicas sem muitas firulas, sem gastos exorbitantes e que se bem executadas, provavelmente colocarão Bicas olhando diretamente para o futuro !



Amilcar prefere paralelepípedo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum