sexta-feira, 2 de abril de 2010

As 7 mais de Bicas

 
Virou moda esse negócio de escolher as maravilhas do mundo, principalmente depois que o Cristo Redentor (Corcovado RJ), ganhou o concurso internacional disputando com Torre Eifel e Estátua da Liberdade!
O povo brasileiro sempre gostou desse tipo de enquete, basta ver os programas de domingo, as maiores construções do mundo, a maior floresta sendo queimada, os melhores jogadores sendo vendidos, o imposto provisório mais definitivo do mundo, o maior estádio do mundo, a modelo mais bonita do planeta, o presidente de senado mais indecoroso do mundo político e o presidente que fez menas viagens internacionais até agora...
Lá no Rio, o carioca logo lançou quais são as sete maravilhas do estado e realmente é um estado privilegiado pois tem: Pão de Açúcar, tem Pedra da Gávea, tem Floresta da Tijuca, Jardim Botânico, Copacabana, Barra, Restinga de Marambaia, Ilha Grande, Parati, Petrópolis, Serra dos Órgãos, Búzios, Visconde de Mauá, Arraial do Cabo, etc.
O JB e o Globo também aderiram e todo mundo fez a sua escolha.
JF como fica mais perto do Rio que BH, tem muita influência do Rio, tem tanta que os belorizontinos nos chamam de “cariocas do brejo” e que nossa pronuncia é com x tipo: Jix de Fora, Bicax!!!! É muita inveja, já que nossa relação praticamente inexiste com BH. Dizem que aqui é bairro do Rio e até ônibus coletivo municipal faz o trajeto Parque Halfeld – Leblon ou São Mateus – Barra da Tijuca, Cutieira – Ipanema, Saracura - Copacabana...
Deixemos esses bairrismos pra lá e vamos ao que interessa que é a nossa Bicas. Essa Bicas que tem também suas sete maravilhas, mas que também tem suas várias e horripilantes interferências arquitetônicas...
Sempre procuro observar o entorno (palavra da moda) e de acordo com outras opiniões (as pessoas aqui contidas irão se manifestar posteriormente) as sete maravilhas de Bicas são: a Praça São José com a Igreja Matriz, a localização e fachada da Igreja Santo Antonio, a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus da Praça dos Aposentados, a Alameda do Cemitério Municipal, a Antiga Estação Ferroviária (hoje rodoviária e centro histórico), a Prefeitura Municipal e a Vista Panorâmica da Serra de Bicas no alto do Parque Florestal (meio abandonado por sinal). Além destas receberam votação expressiva a Água Santa, o Morro do Cruzeiro, a Cachoeira do “Braizim” Agrelli, os Flamboyant da Reta, a Fachada do Clube Biquense e as Matinhas que ainda resistem apesar do descaso geral (Sitio da Dª. Zezé, do Ginásio, da Dª. Terezinha Barroso e da Dª. Glória Retto...)
Nem ínterim alguém mais sacana me lembrou: - E as tais horripilantes interferências arquitetônicas e outras?
Bem já que insistem lá vão: em primeiro lugar a Rotatória desproporcional com o brasão idem na Barão de Catas Altas e a sinalização miudinha...depois: o que resta do córrego da Mother Juana ou Saracura ou São José...mais adiante os monumentos Maçons em logradouros públicos (sendo a sociedade uma iniciativa privada do oriente)...Idem os do Rotary e do Lions...a largurinha da calçadona da Avenida Augustinho Rossi...o projeto (sic, irc, etc.) apresentado para a ocupação do ex terreno RFFSA...a ocupação desordenada do centro da cidade com prédios colados uns aos outros, sem afastamentos e até projetados sobre o CMJ... o “protetor solar” da Praça Raul Soares (fator zero). Dizem que o Geraldo Azevedo escreveu: “apenas apanhei na beira mar um táxi da estação lunar”, em homenagem à tal cobertura...os carros de som...o barulho dos funkeiros...a rua 15 depois do abate das árvores + o esmeril...os trevos medonhos de feios e perigosos de todas as entradas e saídas de Bicas, os lotes abandonados de gente abonada em ruas centrais e de quebra, os quebra-molas (todos) da cidade!
Portanto meus diletos leitores (todos os três), sei que isso pode gerar polêmica, pode gerar até cara feia, porem estou colocando o que as pessoas me disseram, intelectuais, normais, chutadores, maria-vai-com-as-outras, gls e afins, políticos da situação, da oposição, pastores, infiéis e mulherengos, depois de uma longa e cansativa pesquisa de opinião.
Se você acha que sim, mande seu recado. Se acha que não, faça sua lista e mostre o resultado! Nesse caso a Prefeitura pode até criar um concurso e distribuir prêmios aos vencedores, não é uma boa?
 

Amilcar nunca esteve no listão!

3 comentários:

  1. uiz Carlos do Nascimento3 de abril de 2010 às 22:33

    Caro Amilcar. Só não concordo com uma coisa em sua crônica. Os quebras molas são os unicos sinais de transito que os motoristas biquenses obedecem. Para segurança dos pedestres biquenses vamos deixa-los onde estão.Já vi carros passando a 60 km por hora em cima de sinalização de parada obrigatoria.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Luiz, apesar de não concordar com quebramolas, que tal trocá-los pelos simpáticos e de dupla função, os "Calma-no-trânsito"? São aqueles quebra molas largos que servem tambem de passagem de pedestre...

    ResponderExcluir
  3. Luiz Carlos do Nascimento7 de abril de 2010 às 21:13

    É Amilcar, pelo que eu vejo em Juiz de Fora, os Calma-no-Transito não diminui a velocidade do véiculo e o pedestre só consegue passar por que tem o semáforo.Mas considerando que voce é motorista e eu pedestre vamos ficar com os Calma-no-transito que representam um meio termo.

    ResponderExcluir

sacadinha do pum