quinta-feira, 8 de abril de 2010

BIQUENSE AUSENTE


O resultado populacional do censo 2000 realmente me surpreendeu, não chegamos nem a 13.000 habitantes, eu apostava em algo em torno de 15.000 habitantes. Cadê o resto do pessoal?
Se contarmos com os biquenses que mudaram daqui por vários motivos, talvez a gente chegue lá.
Muitos foram atrás de novos rumos, outros apenas mudaram, alguns foram obrigados por circunstâncias diversas, oportunidades de emprego, de estudo, de melhoria no padrão, chamados pela mão do destino, fugindo de amarguras passadas, encontros com novos horizontes, enfim, mudaram de mala e cuia, ou casou, mudou e não te convidou.
Hoje esses biquenses são destaques em vários setores da sociedade em outras localidades, uns recomeçaram do nada, outros tiveram um empurrãozinho, alguns são talentos natos, muitos consolidaram a herança do berço que aqui tiveram, herança de trabalho, do nome, etc.
Os biquenses que estão fora às vezes estão muito fora, no exterior ou no interior do Brasil, uns estão na Europa, EUA, outros estão em Guarará, Pequeri, São João e Juiz de Fora, já encontrei biquense em Brasília de Minas, hoje ele está em Cabo Frio e se não me engano é o Secretário de Obras de lá. São Paulo, Rio e Belô nem se fala, tem biquense em Janaúba, em Manga já morou biquenses amigos meus, hoje mudaram-se para Viçosa, depois de rodarem por Três Rios, Niterói, Petrópolis, etc.
O que me chateia são alguns ex-biquenses, esses sim são os ausentes, mudaram e nunca mais aqui pisaram, e olha que a grande maioria desses biquenses moram do lado, em JF, famílias inteiras que não colocam mais os pés na nossa terra.
Meu pai ficava buzina com esses ditos ausentes, chegava a falar para os amigos que iria propor à Câmara de Vereadores uma lei para o impedimento de se enterrar os futuros moribundos ausentes no cemitério municipal.
Eu também confesso que, às vezes, me passam idéias retaliantes a respeito destes camaradas, porém, as pessoas são livres pra viver e morrer onde quiserem, o problema é querer ir pro céu mas sem querer deitar na urna.
Que tal descobrir o endereço desses biquenses e convocá-los a comparecer pelo menos uma vez por ano em Bicas e incentivá-los a investir algum aqui?
Qualidade de vida nós temos, localização privilegiada também, faltam talvez uma sala de cinema, ou um pequeno teatro, o parque florestal tá saindo do papel, tem gente trabalhando nele, a ONG Brasil Verde, e lá será um local de contemplação, lazer e educacional.
O carnaval voltou a ser o melhor da região, além da organização a Avenida Augustinho Rossi esteve impecável, desde a ornamentação, passando pela limpeza, segurança, sonorização e o incrível espírito de confraternização que voltou a imperar com as novas propostas pra ser feliz.
A nossa BR-267 ainda resiste, mas quem sabe não respinga um pouco de recurso pra cá com a construção do aeroporto de Goianá e uns campos de trabalho também?
Tem biquense ausente que não vem mais aqui com medo dos buracos, isso não é justificativa.
Tô ouvindo falar que uma faculdade também está querendo vir pra Bicas. Já pensou que máximo, você poder estudar desde o maternal até o superior na sua cidade?
É, biquense ausente... onde estiver, se ler essa mensagem pensa na possibilidade, dê o ar da graça, mande um e-mail ou in-teiro, como o bom filho que em casa “entorna”, assuma a sua naturalidade, venha nem que seja só pra mudar o censo, quem sabe até o seu senso de humor?

Amilcar é biquense!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum