domingo, 31 de janeiro de 2010

A Água

A água também conhecida como “agádois ó” é o que temos de melhor no planeta, é vida e riqueza, é a maior parte da Terra e também do corpo humano.
A Terra na verdade deveria se chamar Água como já dizia o Guilherme Arantes...
Tudo gira entorno da água, mesmo entornando sem parar ela não acaba nunca, quer dizer se nós consumidores e degradadores implacáveis pararmos de desperdiça-la, de maltrata-la da forma como estamos fazendo desde os primórdios ate hoje em dia.
Uma das melhores coisas que existem para matar a sede é a água, isso sem precisar assassinar ninguém. Imagine uma água de mina fresquinha armazenada na moringa. Uma cachoeira cristalina no meio das pedras e das árvores esperando por você, pra te dar um choque de vitalidade ao mesmo tempo em que lava sua alma e conseqüentemente suas impurezas.
Todo mundo usa e abusa da água. Todo mundo usa a água o tempo todo e às vezes nem nota, porque ela é discreta, é simples, é solidária e companheira. Às vezes você não percebe que a água é sua principal aliada nesse mundo todo e nem por isso você se sensibiliza e dá um simples olhar de carinho pra ela, um afago, um elogio, um oi.
Apesar da umidade a água é muito mais humilde do que o fogo com suas labaredas, por exemplo.
Quando a gente mais precisa da água ela está bem ali na torneira, no filtro, na descarga, na rede de distribuição, na caixa d’água, no chuveiro, no rio ou no mar. É só chegar e pegar, lavar, banhar, beber, entornar ou refrescar.
Há muitos anos que nós estamos estragando a água. Há muito tempo que nos estamos desprezando a água e ela continua passando, chovendo, brotando incansavelmente sem que nós façamos absolutamente nada por ela. Talvez apenas admira-la!
Quanta água terá de passar debaixo da ponte até que alguém perceba que sem ela esse mundão não vai valer de nada? Não vai ser nada mais do que um corpo desértico no meio de um sistema solar seco, árido e sem vida nenhuma?
Água de cheiro, água mineral, água da fonte, água viva, água de chuva, aguaceiro, aguada, água morna, água quente, água oxigenada, água pesada, água canalizada, água gelada, água que passarinho bebe, água benta, simplesmente água.
O que seria do arroz se não existisse uma aguinha para refogá-lo? E um moinho de pedra sem a roda d'água? O lençol limpinho depois de ser lavado com muita água? Ou sua ressaca sem um belo e delicioso copo d'água?
Às vezes a água pode afogar alguém, nem que seja afogar as mágoas em lágrimas de crocodilo que não vive sem uma água, assim como o jacaré no seco anda. Porem da mesma forma que na água afunda, boiando te leva até onde exista profundidade suficiente. Profundo não?
Sem querer aprofundar demais nesse assunto, sem querer com isso molhar sem respingar na sua integridade, sem causar inundações desnecessárias em locais até então secos e apesar de ser um assunto inesgotável, devo lembrar-lhes apenas o seguinte: Água Mole Em Pedra Dura Tanto Bate Até Que Fura!

 
Amilcar bebe água também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sacadinha do pum