segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Desajuda (Auto-Atrapalha)


Dizem os antigos que se conselho fosse bom seria vendido!

Pois não é que alguém entendeu o recado e inventou a tal da Auto Ajuda, que nada mais é do que um livro cheio de conselhos e receitas mais do que usadas, aconselhadas e receitadas, nesses últimos 509 anos...?

Conselhos do tipo: Acorde com o pé direito!

Se você for sentar e analisar pode chegar a várias conclusões ao mesmo tempo. Por exemplo: o caboclo que só tem sexo na cabeça logo vai questionar...Você dormiu com um pé direito? Qual acorde você se refere? Se o sujeito for musico. Ou ainda: O pé direito do quarto? Se for algum engenheiro...

Tem também o famoso conselho: O homem prevenido vale por dois!

Olha só que besteira total! Imagine se a receita federal comece a suspeitar que na verdade você é dois? Porque você não declarou o do outro? Vocês dois com a mesma mulher????

Outro dia fui obrigado a entrar numa fila imensa e demorada pra tentar receber um cheque.

Alguém me viu e sentiu que era uma fila daquelas que parecem aumentar na sua frente ao invés de reduzir: Num liga não cumpadi “Os últimos serão os primeiros!”

E o pior é que depois de 1 hora e quarenta e cinco minutos do segundo tempo, chegou a minha vez e o caixa disse: Sinto muito esse cheque está desprovido de lastro!!! Fui o primeiro a saber...

Sempre existe uma luz no fim do túnel!

Eu também concordo, só que já disseram que é a luz de uma locomotiva desgovernada vindo pra cima de você a 285 km/hora...Ou na verdade não existe túnel, você é que está enxergando mal ou entrou pelo cano!

Dinheiro não traz felicidade!

Essa é fácil. O dinheiro é a própria felicidade...O caboclo pode até ser feliz sem dinheiro, porém com dinheiro essa felicidade vai se alastrar, vai cobrir seu cheque especial, vai pagar seu cartão de crédito, vai botar proteínas e carboidratos no seu combalido sistema circulatório. Vai até permitir que tu faças algumas pequenas transgressões...no Brasil, é claro!

Depois da tempestade vem à bonança!

Mentira! Papo-furado! Conversa pra boi girolanda dormir! Depois da tempestade vem o prejuízo, a retirada da lama, dos escombros, do que restou.

Depois da tempestade podem surgir doenças transmitidas pelas águas sujas, pode virar epidemia, dengue, hepatite...

Então você vira de frente pra mim e diz: Você está certo! Por que não faz como os caras que estão deitando e rolando com seus livros místicos e de auto-ajuda?

É muito simples! Só que a grande maioria do leitor quer ser reconhecido, identificado e ludibriado por conselhos de esperança!

A luta é desigual, companheiros, nem todos nascem em  berço esplêndido, isso é coisa do hino nacional, à maioria têm que enfrentar horas perdidas na locomoção, no transporte, outros tem dificuldades de crédito, saúde debilitada ou problemas com a polícia!

Porém existe um ditado que eu acredito e gosto muito, serve pra todos e não engana nem gregos nem troianos: Também ninguém é de ferro, né não?





Amilcar tenta não atrapalhar!

2 comentários:

  1. Luiz Carlos do Nascimento22 de janeiro de 2010 às 21:45

    Amilcar, ha algum tempo em uma de suas cronicas um seu personagem deu um passeio pela parte alta da cidade. Entre coisas inusitadas que encontrou havia até uma banca de jornais no meio da calçada. Outro dia passeando por aquelas bandas deparei com algo que seu personagem não viu. Na parte alta existe uma rua cujo nome foi uma homenagem ao Padre Manoel Pires Pereira. Entretanto o nome escrito na placa esta com a seguinte grafia: MANEOL e não Manoel. Por ai voce ve como anda nossos politicos. Descerraram a placa e nem leram o que estava escrito. E a placa esta la ate hoje com o nome errado. Esta rua é onde esta situada a Escola Municipal Prof. Nelson de Souza Ramos.

    22 de janeiro de 2010 21:32

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz Carlos, o Figura, que foi o personagem da era "Barreto", foi sumido por livre e expontanea pressão, porem acho que tá na hora dele reaparecer...Quanto a placa se não viram até agora MANEOLJE que vão concertá-la...será?

    ResponderExcluir

sacadinha do pum